1º Lançamento:
O primeiro lançamento experimental (vídeo a seguir) atingiu 15,8m de distância da base de lançamento e foi utilizada uma garrafa de 2,5L com água até aproximadamente 1/3 da capacidade.
2º Lançamento:
O segundo lançamento experimental (vídeo a seguir) atingiu 19,1m de distância da base de lançamento e foi utilizada uma garrafa de 1L com a mesma proporção de água do experimento anterior.
Explicação do experimento:
Ao bombear o ar para dentro da garrafa, fazemos com que a pressão no interior da garrafa fique maior que a pressão atmosférica que age sobre ela. A garrafa não suporta a pressão e explode.
O fato de a garrafa ser "lançada" para frente deve-se á 3ª Lei de Newton, lei da ação e reação, o ar comprimido é expelido para fora da garrafa e como consequência a garrafa é empurrada para o sentido oposto.
Por que é necessário haver água na garrafa? Qual a função dela no experimento? A água é uma substância incompressível, ou seja, não estica nem encolhe, por isso ela é um excelente "ajudante" para diminuir a quantidade de pressão necessária para fazer a rolha ceder, sem a água seria necessária mais pressão dentro da garrafa para ceder a rolha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário